buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico
 
 

 


IX Congresso Brasileiro de Bioética discute poderes e exploração

 

 

Um debate sobre poder e exploração abriu as discussões no dia 09 de setembro , no IX Congresso Brasileiro de Bioética e I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica. O assunto foi desenvolvido pelo professor Sören Holm, filósofo e professor de bioética da University of Manchester – Inglaterra, em conferência presidida pelo 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.
 
O tema, presente em diversos campos das relações humanas, também é observado no exercício profissional na área de saúde, analisou o conselheiro federal pelo estado de Pernambuco. “Temos conhecimento sobre o aviltamento profissional de muitos que se dedicam a profissões da área de saúde, particularmente o médico”. Mas o vice-presidente também chamou a atenção dos profissionais para não servirem de instrumento de exploração de pacientes, nos estudos clínicos. “Muitas pesquisas não são reverentes à ética com os próprios sujeitos das pesquisas. Esse é um campo que precisamos refletir e nos debruçar sobre ele, para coibir atitudes que venham ao encontro da especulação, da indústria e do comércio com o ato médico. O médico precisa ter atenção para não ser explorado e não servir como instrumento de exploração, alerta Carlos Vital.
 
Bioéticas, poderes e injustiças - A exclusão de parte da população aos benefícios das pesquisas foi tratada em palestra proferida pelo presidente do Congresso e coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioética da Universidade de Brasília (UnB), Volnei Garrafa, em mesa redonda realizada no dia 08 de setembro de 2011, segundo dia do IX Congresso. Na avaliação do professor, “o desenvolvimento científico e tecnológico no mundo é acelerado e a cada dia temos descobertas maravilhosas, só que 2/3 da população não tem acesso a esses benefícios, porque eles são caros, inacessíveis. O mundo tem que trabalhar fórmulas para democratizar o acesso das pessoas a esses benefícios”, diz o professor.
 
O IX Congresso Brasileiro de Bioética será encerrado neste sábado (10), com a conferência Um direito fundamental: o mais alto padrão possível de saúde, tema de palestra a ser proferida pelo professor stefano Semplici, da Universitá di Roma e presidente do Internacional Bioethics Commitee, da Unesco na Itália.
 
 
 
 
 
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA E I CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA CLÍNICA
Data: 7 a 10 de setembro
Local: Brasília-DF