buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

Conselho Federal debate caminhos da cirurgia bariátrica e metabólica

 

O CFM promoveu em fevereiro de 2011 um seminário sobre cirurgia bariátrica e metabólica para discutir com os especialistas técnicas atualmente em fase de observação. O encontro também serviu para que o CFM reafirmasse aos participantes os caminhos que precisam ser percorridos para que um novo procedimento cirúrgico venha a ser reconhecido pela entidade.
 
“O conselho quer que a ciência e a técnica médica evoluam com segurança. Precisamos ter cautela para que no processo de avanço científico o paciente seja protegido em sua vulnerabilidade”, afirma Carlos Vital, 1º vice-presidente do CFM e moderador das mesas do seminário. 
 
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em 1999 havia apenas 37 cirurgiões habilitados para esse tipo de cirurgia no Brasil. Em 2005, eram 600. São feitas mais de 20.000 cirurgias por ano no país; estima-se que dois milhões de brasileiros teriam indicação para o procedimento. 
 
A cirurgia é regulada pela Resolução CFM 1.942/10. De acordo com a norma, novos procedimentos, para serem reconhecidos, devem ser avaliados pela Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica e Síndrome Metabólica do CFM.
 
Nas mesas de debate o seminário contou com a participação de profissionais que tratam de obesidade mórbida, pesquisadores e representantes de sociedades médicas, de conselhos de medicina e do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

 

Fonte: matéria publicada no jornal medicina

 

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

SEMINÁRIO CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA

Data: Fevereiro de 2011

Local: Brasília - DF