buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

 


CFM promove debate sobre ensino médico, em Brasília

 

iii ensino mdicoTeve início nos dias 5 e 6 de julho de 2012, o III Fórum Nacional de Ensino Médico em Brasília. Durante a abertura, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d’Avila, enfatizou a necessidade da qualidade do ensino médico. “É imprescindível investir todos os esforços na qualidade do ensino. Precisamos de uma avaliação profunda e complexa deste sistema”.

O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, defendeu a necessidade de se saber realmente quantos médicos são necessários para formar nos próximos 10 anos. “O número não é o mais importante e sim a qualidade. Sabemos como os estudantes de medicina saem hoje da faculdade”. Já o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Filho, destacou ser preciso “ressuscitar o espírito que sempre norteou a formação do médico”.

O presidente do CFM ainda defendeu uma formação ético humanística na Medicina. “Estamos perdendo o contato”, alertou d’Avila. O tema será o destaque do segundo dia do III Fórum Nacional de Ensino Médico. Veja programação.

Participações – Durante a abertura do III Fórum Nacional, a presidente da Direção Executiva Nacional dos Estudantes em Medicina, Marcela Vieira, destacou que o tema é essencial, “pois dita rumos de nossa valorização como futuros profissionais”. Por outro lado, a presidente da Associação Brasileira de Educação Médica, Jadete Barbosa, salientou que “estamos em uma crise, mas também é um desafio”.

A diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mônica Sampaio, afirmou que Ministério está aberto ao diálogo com as entidades e “busca valorizar a categoria para que tenhamos um sistema de qualidade e que avance para todos os cidadãos”.

Também compuseram a mesa de abertura o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, Carlos Vital; a presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Beatriz Costa; e a secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica do Mistério da Educação (MEC), Maria do Patrocínio.


Encontro – No primeiro dia do evento, a programação prevê uma análise do estágio atual do projeto Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos). “Pela segurança da sociedade, o reconhecimento e a validação dos diplomas estrangeiros devem ocorrer somente após analise curricular e documental e realização de exames dos candidatos”, defendeu o vice-presidente do CFM, Carlos Vital Lima. O segundo dia está reservado para o debate da formação humanística no ensino médico.
Também estão previstas conferências sobre humanidades no ensino médico, uma mesa-redonda sobre os valores humanos na relação médico-paciente, o panorama atual do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), entre outros assuntos.

 

 

III FÓRUM NACIONAL DE ENSINO MÉDICO

Data: 5 e 6 de julho

Local: Sede do CFM, Brasília-DF

 

Apresentações

 

Mesa Redonda: Convalidação de Diplomas e Pós-Graduação Médica

* Autonomia universitária - Adesão ao REVALIDA

Carlos Vital Tavares Correa Lima – CFM

* Hospitais Universitários e a Pós-Graduação Médica

Maria do Patrocínio Nunes - MEC

 

CONFERÊNCIA: Assistência à Saúde e o Acesso Universal

Conferencista: Mônica Sampaio Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde – MS

 

Mesa Redonda: PROVAB – Análises e propostas

Mônica Sampaio – Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde – MS

Jadete Barbosa Lampert – Presidente da ABEM 

Beatriz Rodrigues de Abreu da Costa – Presidente da ANMR 

Marcela Vieira – Presidente da DENEM

 

 Mesa Redonda: Valores humanos na relação médico-paciente

* Sofrimento e Dor

Cláudia Burlá – Membro da Câmara Técnica sobre Terminalidade da Vida