buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico
Câmaras técnicas de Medicina de Família e Comunidade terão encontro internacional em outubro
Qui, 06 de Setembro de 2012 15:25
O intercâmbio de informações sobre as estratégias de saúde da família dos programas da península ibérica é o objetivo do I Encontro Internacional das Câmaras Técnicas de Medicina de Família e Comunidade e III Fórum da especialidade médica no Conselho Federal de Medicina (CFM), marcado para o dia 3 de outubro, na sede do CFM.
 
O evento discutirá temas como a qualidade da formação e a atividade profissional na Estratégia de Saúde da Família e Comunidade, por especialistas do Brasil e do exterior e está com inscrições abertas. Eles irão analisar pontos como as perspectivas para os próximos anos da residência médica em áreas prioritárias para o SUS; em conferência com a secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Maria do Patrocínio Nunes; e a importância da pesquisa como instrumento para o processo de tomada de decisões na gestão do SUS; com Erno Harzheim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
 
 
Confira abaixo a programação preliminar do evento:
 
 
 
 
I Encontro Internacional das Câmaras Técnicas de Medicina de Família e Comunidade e III Fórum de Medicina de Família e Comunidade no CFM
 
 
 
Programação preliminar
 
 
Data: 03 de outubro de 2012
Local: Auditório do Conselho Federal de Medicina – Brasília-DF
08h30 – Credenciamento
9h - Abertura
Roberto Luiz d’ Avila – Presidente do Conselho Federal de Medicina
Nulvio  Lermen  Júnior-  Presidente  da  Sociedade  Brasileira  de  Medicina  de Família e Comunidade (SBMFC)
Geraldo Ferreira Filho – Presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam)
Florentino  de  Araújo  Cardoso  Filho  –  Presidente  da  Associação  Médica Brasileira (AMB)
Helvécio Magalhães – Secretário de Assistência à Saúde- SAS/MS
Celso  Murad  –  Coordenador  da  Câmara  Técnica  de  Medicina  de  Família  e Comunidade
 
 
MANHÃ
Presidente:  Nulvio  Lermen  Júnior  –  SBMFC
 
Secretário: Hugo Macedo - Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade CRM-SP
 
 
9h30  –  MESA  REDONDA:  Formação  e  Trabalho  na  Estratégia  de  Saúde  da Família e Comunidade I
“Medicina de Família e Comunidade no Brasil”
Maria  Inêz  Padula  -  Presidente  da  CIMF  Confederação  Iberoamericana  de Medicina de Família (30´) – a confirmar
 
 
10h –“Residência Médica em áreas prioritárias para o SUS – perspectivas para os próximos anos”
Maria do Patrocínio Nunes- Comissão Nacional de Residência Médica (30’) - a confirmar
 
 
 
10h30 – “Pesquisa como Instrumento para o processo de tomada de decisões na gestão SUS”
Erno Harzheim – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (‘30) – a confirmar
 
 
11h - 11h30 – Debates
 
 
11h30  –  13h  -  Posse  da  Câmara  Técnica  de  Medicina  de  Família  e Comunidade do CFM
13h – 14h – INTERVALO
 
 
TARDE
Presidente: Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Vice-presidente do CFM
 
Secretário: Mauro Britto – conselheiro federal
 
 
14h  –  MESA  REDONDA:  Formação  e  Trabalho  na  Estratégia  de  Saúde  da Família e Comunidade II
“Responsabilidade  em  organização  e  docência  em  Medicina  de  Família  e Comunidade, orientação para políticos e gestores profissionais da saúde”
Veronica Casado – SEMFYC – Barcelona Espanha (40’)
 
 
14h40 –“ Estratégias para a valorização dos profissionais da APS – Perspectivas a partir do MS”
Helvécio Magalhães – Secretário de Assistência à Saúde – SAS/MS (30´) - a confirmar
 
 
15h10 -17h – DEBATES
 

 

Encontro internacional no CFM debate formação e trabalho em Medicina de Família e Comunidade

 

familiaAs dificuldades na formação e o trabalho das equipes da Estratégia de Saúde da Família e Comunidade estiveram em debate no Conselho Federal de Medicina (CFM), no I Encontro Internacional das Câmaras Técnicas e III Fórum de Medicina de Família e Comunidade do CFM. O evento foi aberto no dia 03 de outrubro de 2012 com a presença do secretário geral do CFM, Henrique Batista e Silva; do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães; do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Nulvio Lermen Júnior; de Antonio José Francisco Pereira dos Santos, da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do coordenador da Câmara Técnica do CFM, Celso Murad.
 
O Conselho avalia de forma positiva a estratégia da atenção à saúde nas comunidades para a qualidade da assistência. Celso Murad aponta os benefícios da atenção primária para os setores de maior complexidade: “com uma atenção básica prestada com qualidade, diminui-se a demanda por leitos hospitalares. É a forma mais barata, mais simples e mais eficiente de se diminuir a demanda na atenção terciária ou quaternária, de hospital e hospital especializado”, ressalta o coordenador.
Pela manhã, a presidente da Confederação Iberoamericana de Medicina de Família (CIMF), Maria Inêz Padula, apresentou um histórico sobre a especialidade no Brasil, destacou a importância do programa para a assistência à saúde e pontuou desafios: “Ainda que com todas as dificuldades de qualificação das equipes, os resultados são impressionantes, como a redução da mortalidade infantil, apontada em estudos”.
 
Após a conferência de Inez Padula sobre a Estratégia de Saúde da Família no Brasil, o diretor de Programa da Secretaria do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenco de Oliveira, falou sobre as perspectivas da residência médica em áreas prioritárias para o SUS nos próximos anos. O representante do governo apresentou um panorama sobre a distribuição de vagas dos programas de residência pelo país e chamou a atenção para a desigualdade na distribuição. Segundo Felipe Proenco, 60% das vagas na especialidade estão na Região Sudeste, 11,6% no Nordeste e apenas 1,9% no Norte. “Precisamos ampliar a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Os vazios na formação são cada vez mais alarmantes e preocupantes”, destaca.Mudanças nas entidades participantes levaram à reformulação da Câmara Técnica do Conselho Federal.nas entidades participantes levaram à reformulação da Câmara Técnica do Conselho Federal.
 
comunidadePosse - Após a conferência, o representante da Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Airton Stein, apresentou conferência sobre a pesquisa como instrumento para o processo de tomada de decisões na gestão SUS.  Ao final dos debates da manhã, os participantes do evento assistiram à cerimônia de posse da Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade do CFM. O grupo foi reformulado para trazer novas contribuições e adequação às novas diretorias de entidades participantes.  O conselheiro Celso Murad permanece à frente da Câmara Técnica.
No período da tarde, o encontro contou com participação de palestrante internacional. A representante da Sociedad Española de Medicina de Familia e Veronica Casado (e) falou sobre a valorização dos profissionais de  Medicina de Família na Espanha
 
Veronica Casado (e) falou sobre a valorização dos profissionais de Medicina de Família na Espanha
Comunitária (SEMFYC), Veronica Casado, proferiu conferência sobre orientações a políticos e gestores profissionais de saúde quanto à organização e docência em Medicina de Família e Comunidade. Além dela, o coordenador de gestão da Atenção Básica do MS, Eduardo Alves Melo, ministrou palestra sobre as perspectivas da pasta quanto à valorização dos profissionais da Atenção Primária em Saúde.
 
O evento foi encerrado com debates entre os participantes e conferencistas sobre as análises apresentadas no encontro internacional e sobre valorização do profissional da atenção básica.
 

 

I Encontro Internacional das Câmaras Técnicas de Medicina de Família e Comunidade e III Fórum de Medicina de Família e Comunidade no CFM

Data: 03 de outubro de 2012    

Local: Auditório do Conselho Federal de Medicina – Brasília-DF