buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

 

 

I ENCM 2017: Revisão do Código de Ética é tema de debates


O I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (ENCM) do ano de 2017, que teve início nesta quarta-feira (15), em Brasília, tratou de temas como ética médica, o fim da vida e o impacto das tecnologias na prática médica. O ENCM reúne representantes dos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRM).
 
As atividades começaram com a realização da I Conferência Nacional de Ética Médica (Conem). O presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Jairo Martinez Zapata, ressaltou, durante a abertura, da importância de se discutir a ética médica e denunciou a precariedade da saúde pública, que está sofrendo com a escassez de recursos. Em seguida, o presidente do CFM, Carlos Vital, explanou sobre os trabalhos da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica.
 
Desde o ano passado, foram realizadas 13 reuniões e três encontros regionais para ouvir sugestões e debater as 1.189 propostas já apresentadas. Além da Conferência realizada nesta quarta-feira, está prevista outra em novembro. Em 2018 será realizada a conferência que vai aprovar o texto final. “Tanto na revisão do Código realizada em 2009, como desta fez, mantivemo-nos fiéis às diretrizes norteadoras estabelecidas em 1988, baseadas na dignidade humana e na medicina como a arte do cuidar”, ressaltou o presidente do CFM. Carlos Vital afirmou, ainda, que o Código de Ética é a principal resolução do CFM.
 
Diálogo – A Conferência começou com uma palestra do padre Aníbal Gil Lopes, professor aposentado da faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que atualmente faz parte do corpo docente da Unicastelo. Aníbal Lopes ressaltou que a medicina é a arte do cuidar e, como tal, vai além de técnica.
 
O conferencista alertou que nenhum código irá abarcar todas as situações, mas que o texto deve reforçar a necessidade do diálogo entre o médico e o paciente. “Temos de estabelecer pontes usarmos a tolerância na medida correta. “É preciso saber ouvir o paciente, pois princípios que são caros para nós podem não ser para outras culturas” defendeu. Para Aníbal Lopes, a humanidade busca a felicidade e o médico deve ter uma conduta que proporcione este estado de espírito. O conferencista também reforçou a necessidade de respeito às diferenças culturais.
 
Tecnologia – Seguindo a programação do encontro, o docente Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Carlos Costa Gomes, falou sobre o pós-humanismo. Segundo o palestrante, o homem hoje está cada vez mais conectado e informatizado, o que se faz necessário um olhar mais atento para a formação médica. “A tecnologia já está impregnada na sociedade. O médico vive hoje numa selva informatizada, mas este deve ter sempre um papel humanista e humanizado”, observou.
 
A ética no mundo contemporâneo também foi abordada pelo palestrante. Para ele, a vida passa por uma constante avaliação. “Há um mural de incertezas onde tudo é relativo. A ética agora, contrariamente, é baseada nas decisões individuais. O homem desde sua origem conseguiu se adaptar e distinguir o que era bom do mal. O futuro nos reserva o homem informatizado, mas vejo esse homem do futuro com esperança”, concluiu Gomes.
 
O I ENCM 2017 continuará à tarde com as seguintes palestras “Avanços nas Discussões sobre O Fim de Vida” e “O Impacto das Tecnologias de Comunicação na Prática Médica”. Amanhã, a primeira atividade do I ENCM 2017 será a “Apresentação das contas do CFM 2016”. Em seguida, será debatido o tema “Fator de Qualidade para o Setor de Saúde Suplementar”. À tarde, haverá a apresentação de Relatório da Comissão de Assuntos Políticos do CFM (CAP). Na sexta-feira (17) pela manhã será apresentado um plano de ação para abordar o bornout entre os médicos.

 

 

Tesoureiro do CFM apresenta contas de 2016 durante o I ENCM

 

O diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hiran Gallo, apresentou na manhã desta quinta-feira (16) a prestação de contas da autarquia de 2016. O demonstrativo foi dividido por grupos de despesas, o que permitiu uma melhor visualização sobre a alocação dos recursos. “Os números foram aprovados por nossa Comissão de Tomada de Contas e pelo plenário do CFM. Também passaram pelo controle interno e por uma auditoria externa”, informou Gallo, que se colocou à disposição dos presentes para tirar eventuais dúvidas.

 

O 2º tesoureiro do CFM, Dalvélio Madruga, também presente na apresentação das contas, ressaltou que o CFM segue todas as disposições da Lei de Acesso à Informação (LAI) e do Tribunal de Contas da União (TCU). “Todos os dados demonstrados aqui estão no nosso portal da transparência”, enfatizou.

 

Durante a apresentação, o presidente do CFM, Carlos Vital, elogiou a tesouraria do CFM, “que faz um trabalho minucioso e nos dá tranquilidade” e explicou a natureza de alguns convênios, como o estabelecido com a Abem (Associação Brasileira de Educação Médica) e que permite a viabilização do Saeme (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas). Vital também informou que oito conselhos profissionais entraram em contato com o CFM para saber como funciona o portal da transparência para usá-lo como modelo.

 

O presidente da Comissão de Tomada de Contas, Lúcio Flávio Gonzaga e Silva, explicou como são as reuniões bimensais da Comissão atestou que as contas do CFM foram aprovadas com regularidade. “Fazemos um pente fino, checamos as informações e encontramos tudo em ordem”, afirmou.

 

 

 

Programação : I ENCM  ( acesse a programação em PDF

Apresentações : 

 

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ÉTICA MÉDICA (CONEM)

 

Palestra: Transformações Sociais e Paradigmas Éticos na Prática da Medicina

Apresentação: Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (presidente do CFM)

Palestrante: Aníbal Gil Lopes (Universidade Camilo Castelo Branco)

 

Palestra: Sociedade Pós-Humana: Do Homem concebido ao Homem Produzido

 

Apresentação: José Hiran da Silva Gallo (CFM)

 

Palestrante: Carlos Costa Gomes (Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa) (Acesse a apresentação em PDF)

 

 Palestra: Avanços nas Discussões sobre O Fim de Vida

 

Apresentação: Jecé Freitas Brandão (2º vice-presidente do CFM)

 

Palestrante: José Humberto Belmino Chaves (Universidade Federal de Alagoas)

 

 Palestra: O Impacto das Tecnologias de Comunicação na Prática Médica

 

Apresentação: Dr. José Fernando Maia Vinagre (corregedor do CFM)

 

Palestrantes: Fernando Todt Carbonieri (membro da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM) (Acesse a apresentação)

 

José Eduardo de Siqueira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) (Acesse a apresentação em PDF)

 

 Tema: Apresentação das contas do CFM 2016

 

Coordenador: José Hiran da Silva Gallo (tesoureiro do CFM)

 

Secretário: Dalvélio de Paiva Madruga (2º tesoureiro do CFM)

 

 Tema: Fator de Qualidade para o Setor de Saúde Suplementar

 

Apresentação: Henrique Batista e Silva (secretário-geral do CFM)

 

Conferencista: Representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

 

 Tema: Fator de Qualidade para o Setor de Saúde Suplementar

 

Coordenador: Sidnei Ferreira (2º secretário do CFM)

 

Secretário: Celso Murad (vice corregedor do CFM)

 

Expositores: Salomão Rodrigues Filho (conselheiro federal do CFM) 

 

Emilio César Zilli (diretor de Defesa Profissional da AMB)

 

Tema: Apresentação de Relatório da Comissão de Assuntos Políticos do CFM (CAP)

 

Expositores: Wirlande Santos da Luz (conselheiro do CFM e membro da CAP)

 

Alceu José Peixoto Pimentel (conselheiro do CFM e membro da CAP)

 

Napoleão Salles (assessor parlamentar do CFM)

 

 

 Tema: Burnout – Plano de Ação

 

Coordenador: Leonardo Sérvio da Luz (conselheiro do CFM)

 

Secretário: Dilza Ribeiro (conselheira do CFM)

 

Expositores: Emmanuel Fortes (3º vice-presidente do CFM) (Acesse a apresentação em PDF)

 

Salomão Rodrigues (conselheiro do CFM) (Acesse a apresentação em PDF)