buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

vfor med trab banner portal 

 

Legislação e envelhecimento são discutidos em Fórum

 

 

Especialistas em Medicina do Trabalho, ligados a outros conselhos regionais e instituições como a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), Rede Sarah e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) se reuniram na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), sexta-feira (25), para um dia inteiro de debates sobre o tema. Eles participaram do V Fórum de Medicina do Trabalho da autarquia, encontro que debateu importantes temas atuais para a especialidade médica, como trabalho da gestante, nova legislação trabalhista, envelhecimento e doença mental relacionada ao trabalho.

O evento foi aberto com uma mesa redonda que discutiu os riscos e vulnerabilidades da trabalhadora grávida, sob o ponto de vista de três especialidades: ginecologia, toxicologia, medicina nuclear e medicina do trabalho. A apresentação sobre ginecologia foi ministrada pela chefe da unidade de ginecologia e obstetrícia do Hospital Materno Infantil de Brasília, Lucila Nagata. A ginecologista obstetra apresentou pesquisa da PUC Minas sobre a posição da mulher com filhos no mercado de trabalho, que revela um cenário ainda desigual entre profissionais homens e mulheres, e também uma comparação com as profissionais que têm filhos. De acordo com o estudo, apenas 23% dos cargos de chefia até o terceiro escalão são ocupados por mulheres.

Reforma trabalhista - Após a discussão sobre o trabalho da gestante do ponto de vista da ginecologia, o encontro discutiu ainda os riscos enfrentados pelas profissionais gestantes analisados pela toxicologia, medicina nuclear e medicina do trabalho. Os temas foram apresentados pela médica do Trabalho e toxicologia Andrea Amoras Magalhães, pelo físico especialista em medicina nuclear e radioproteção André Luiz Alberti Leitão. A discussão contou ainda e pela médica do trabalho Mírian Perpetua Palha Dias Parente, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí, que apresentou quadro comparativo sobre as mudanças trazidas pela reforma trabalhista, com relação ao trabalho da gestante em condições insalubres, antes proibido pela antiga legislação. 

No período da tarde, o fórum discutiu o que mudou com a nova legislação do trabalho, com apresentações do médico do Trabalho e presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Espírito Santo, Carlos Magno Pretti Dalapicola; e do também especialista em Medicina do Trabalho Lenz Alberto Alves Cabral, sobre acidente de trabalho e CAT. A mesa contou ainda com conferências sobre ações regressivas, proferida pelo procurador federal e mestre em prevenção de riscos laborais, Fernando Maciel; reforma trabalhista e teletrabalho, ministrada pelo advogado trabalhista Clovis Veloso de Queiroz Neto; além de inclusão da pessoa com deficiência, apresentada pelo assessor jurídico do CFM Antonio Carlos Nunes de Oliveira.

Doença mental - No período da tarde, o encontro discutiu a expectativa de vida do trabalhador do futuro, com o médico e especialista em envelhecimento populacional Alexandre Kalache, além de um debate sobre doença mental e trabalho. O presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina, Antonio Geraldo da Silva, conduziu palestra sobre diagnóstico e tratamento de transtornos psiquiátricos, seguido de apresentação da coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do CFM, Rosylane das Mercês Rocha, sobre suicídio e trabalho, além de conferência sobre uso de substâncias psicoativas e a integração da medicina do trabalho e a psiquiatria. ministrada por Alberto Carvalho de Almeida, conselheiro e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso.A coordenadora do fórum, Rosylane Rocha, destaca a importância do tema: “o assunto é considerado de extrema relevância. Os transtornos mentais são a terceira causa de afastamento do trabalho e o principal motivo de incapacidade laborativa”, conta a conselheira federal.

O evento foi encerrado com uma mesa redonda sobre envelhecimento e trabalho, com uma análise sobre as exigências física, mental e psicossocial do trabalhador. A discussão abordou o tema de acordo com a visão da geriatria; por Cristiane Hottz, geriatra da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação; e da medicina do trabalho, em apresentação do especialista Francisco Cortes Fernandes. Ao final do encontro, uma palestra do consultor do Sebrae Roberto Rocha encerrou os trabalhos do evento, com uma análise sobre a saúde do empreendedor.

As imagens do evento estão acessíveis na página do CFM no flickr. Clique aqui para acessar o álbum de fotos do encontro.

 

Confira abaixo a playlist com os vídeos do evento e, logo em seguida, as apresentações (em PDF).

 

 

V Fórum de Medicina do Trabalho

Data:25/08/2017

Local: CFM

 

Apresentações 

Mesa Redonda – Trabalho e Gestante: Riscos e vulnerabilidades

 

Presidente: Rosylane Nascimento das Mercês Rocha – coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho e Conselheira Federal do CFM


Secretário: Paulo Antônio de Paiva Rebelo - vice-presidente nacional da ANAMT

 

Especialidades:
 

Ginecologista: Lucila Nagata - chefe da unidade de ginecologia e obstetrícia do Hospital Materno Infantil de Brasília (Acesse apresentação em PDF)

 

Toxicologista: Andrea Amoras Magalhães – médica do Trabalho e Toxicologia Clínica e Ocupacional


Medicina Nuclear: André Luiz Alberti Leitão – físico, especialista em Medicina Nuclear e Radioproteção (Acesse apresentação em PDF)
 

 

Medicina do Trabalho: Mírian Perpetua Palha Dias Parente - Membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho (Acesse apresentação em PDF

 

Mesa Redonda – O médico do trabalho e a legislação: e o que mudou?


Presidente: Carlos Magno Pretti Dalapicola - membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho


Secretário: Paulo Antônio de Paiva Rebelo - vice-presidente nacional da ANAMT

 

Acidente de trabalho e CAT: Lenz Alberto Alves Cabral - médico do Trabalho (Acesse apresentação em PDF)

 

Ações regressivas: Fernando Maciel – Procurador Federal e Mestre em Prevenção de Riscos Laborais (Acesse apresentação em PDF)

 

Reforma trabalhista/teletrabalho e home office: Clovis Veloso de Queiroz Neto – advogado Trabalhista (Acesse apresentação em PDF) 

 

 

Inclusão da pessoa com deficiência: Turíbio Teixeira Pires de Campos – assessor jurídico do CFM

 

Conferência – A quarta revolução e a expectativa de vida do trabalhador do futuro

 

Presidente: Mírian Perpetua Palha Dias Parente - membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho


Conferencista: Alexandre Kalache - médico e especialista em envelhecimento populacional

 

Mesa Redonda – Doença Mental e Trabalho


Presidente: Kéti Stylianos Patsis - membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho


Secretária: Vera Lúcia Zaher-Rutherford - membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho

 

Diagnóstico e tratamento: Antônio Geraldo da Silva – diretor Tesoureiro da Associação Brasileira de Psiquiatria-ABP e Presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina-APAL
 

 

Suicídio e trabalho: Rosylane Nascimento das Mercês Rocha – coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho e conselheira federal do CFM (Acesse apresentação em PDF)

 

Uso de substâncias psicoativas e aptidão ao trabalho: integração de Medicina do Trabalho e Psiquiatria: Dr. Alberto Carvalho de Almeida - Membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho (Acesse apresentação em PDF)

 

Mesa redonda - Envelhecimento e Trabalho: exigência física, mental e psicossocial


Presidente:  Iseu Milman - membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho


Secretário: Dirceu Francisco de Araújo Rodrigues - membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho

 

A visão do geriatra: Cristiane Hottz – Geriatra (Acesse apresentação em PDF)

 

A visão do médico do trabalho: Francisco Cortes Fernandes - Especialista em Medicina do Trabalho
 

 

 A visão empresarial: Roberto Rocha – consultor do SEBRAE (Acesse apresentação em PDF)