buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

i encm 2019 banner portal

I ENCM 2019: Discussões sobre a relação médico-paciente e desafios da publicidade médica abrem evento

A primeira conferência do I Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Medicina (I ENCM 2019), que ocorre até sexta-feira (06), em Recife, abordou "a relação médico-paciente na perspectiva personalista”, Coordenada pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, o tema contou com uma exposição do médico e professor da Universidade do Brasil, Aníbal Gil Lopes.

“O médico precisa compreender a humanidade do outro, transpondo barreiras e interfaces, tentando compreender como o outro constrói suas felicidades e como lidam com suas dores e inseguranças. Só assim, o profissional vai compreender a realidade do outro, sendo não apenas um técnico que pode ser substituído por um robô, mas sim um médico na sua essência”, explicou o conferencista.
Sobre o uso de tecnologia na interação entre médicos e pacientes, o professor destacou que, apesar de parecer algo novo, não é. “Há 30 anos, quando morei nos Estados Unidos os exames de imagem eram transmitidos para a índia e no dia seguinte eles voltavam com o laudo”, disse, complementando que o avanço tecnológico envolve a todos e sua utilização e inevitável.

Na sequência, o 2º Secretário do CFM, Sidnei Ferreira, coordenou a mesa sobre os novos tempos e a relação médico-paciente, secretariada pela conselheira do Cremepe, Helena Carneiro Leão. Sobre o tema, fizeram exposições o secretário-geral do CFM, Henrique Batista e Silva, e o conselheiro federal pelo Piauí, Leonardo Sérvio Luz.

Propaganda enganosa – As implicações legais da propaganda enganosa na medicina foram apresentadas na sequência pelo desembargador do Distrito Federal, Diaulas Ribeiro. O jurista iniciou a conferência apresentando as definições de “propaganda enganosa”, que estão relacionadas àquilo que contém uma simulação, um engano, e trazendo as normativas de publicidade a luz do Código de Defesa do Consumidor.

Além do viés jurídico, ele destacou ainda a necessidade de trazer a temática para o meio médico, pois a popularização das redes sociais trouxe formas até então desconhecidas de fazer propaganda. “As redes sociais viabilizaram um tipo de publicidade que nós não conhecíamos. Até pouco tempo os médicos, mas não só eles, passaram a usar publicidade com custos muito baixos – nas redes –, o que no passado custava milhões quando faziam anúncios em televisão, horários nobres”, exemplificou.

Segundo Ribeiro, este baixo custo e a facilidade para se fazer publicidade criou a necessidade de aumentar o controle contra abusos, como de divulgação do “antes e depois” de pacientes, ou técnicas inovadoras que não são comprovadas cientificamente. “A publicidade médica não é igual a qualquer divulgação. Quando um médico fala alguma coisa, a tendência de induzir a população é muito grande. Portanto, a propaganda precisa ter base científica para justificar essa publicidade”, detalhou.

I ENCM 2019: Participantes debatem avaliação de egressos dos cursos de Medicina

A possibilidade de implantação de um exame de avaliação para os estudantes de medicina e as propostas dos Conselhos de Medicina para a melhoria do ensino médico foram debatidos durante o segundo dia do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (I ENCM 2019).

A primeira conferência do dia contou com a participação da diretoria de desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação, Rosana Leite de Melo. Para ela, é preciso criar regras em todos os cursos de graduação, entre eles o de medicina. “Temos medo de avaliações, mas estamos sendo avaliados o tempo todo. Avaliar quem estamos formando é importante para que possamos modificar a realidade, com o apoio de toda a sociedade”.

Em seguida, o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, Lúcio Flávio Gonzaga, defendeu que a avaliação dos egressos de medicina seja "formativa, devolutiva e consequente". Em sua fala, destacou que o caminho não é punir o aluno, mas realizar avaliações seriadas que permitam ao aluno refazer sua trajetória de ensino até que seja considerado apto a exercer a profissão.

O médico criticou ainda a proliferação de escolas médicas e a extinção da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). “Este exame era um sonho de consumo par nós, mas que infelizmente não aconteceu, em função da troca de governo. Esse método pretendia avaliar de forma seriada as habilidades e atitudes do aluno e também era integrada ao Revalida”, pontuou.

Rosana Alves, também integrante da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina, endossou a importância de se implantar no Brasil um exame aos moldes da Anasem. “Queremos que escolas também sejam analisadas, não só os estudantes. E que seja ao longo do curso, e não somente ao final. Só assim poderemos avaliar de maneira justa os egressos”, afirmou.

Médicos devem ter a autonomia profissional garantida, defendem palestrantes no I ENCM 2019

“O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência”. Partindo dessa premissa, assegurada no Código de Ética Médica, os palestrantes conduziram os debates da tarde do segundo dia do I Encontro dos Conselhos de Medicina 2019. O tema foi abordado pelas perspectivas dos Sistema Único de Saúde (SUS) e também da Saúde Suplementar.

Na visão do coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Donizetti Giamberardino, a autonomia é a capacidade de pensar, decidir e agir, de modo livre e independente. Apesar disso, ele pontuou uma série de condições que impõem limites ao exercício da medicina na rede pública. “Muitas vezes a imprensa nos coloca como vilões, como se as condições da assistência fosse médico dependente. Como o médico pode exercer plenamente suas atividades sob má gestão dos recursos, corrupção e em contexto de total adversidade?”, ponderou.

Ele citou, por exemplo, dois recentes levantamentos do CFM que revelam o subfinanciamento e a falta de infraestrutura no SUS. Um deles mostrou que os governos (em níveis federal, estaduais e municipais) aplicaram, diariamente, cerca de R$ 3,48 per capita para cobrir as despesas públicas com saúde dos brasileiros em 2017. Outro aponta para uma queda de mais de 34 mil leitos de internação desde 2010. “O exercício da medicina em meio ao caos oferece riscos à segurança do paciente e coloca o médico em situação de vulnerabilidade”, alertou.

Saúde suplementar – Já o coordenador da Comissão Nacional de Saúde Suplementar do CFM (Comsu), Salomão Rodrigues, destacou que a autonomia do médico vem passando por intensas modificações. Entre os principais motivos, segundo ele, estão o progressivo aumento do conhecimento médico ao longo dos anos, o acelerado avanço tecnológico, a instalação da crise financeira e limitações econômicas do Brasil, entre outros.

Como possíveis soluções para superar os desafios existentes no âmbito da saúde suplementar, Rodrigues propõe que sejam organizadas comissões de honorários médicos em todos os estados, que haja uma participação política mais efetiva da classe, que as associações de especialidades sejam atuantes e habituadas a negociar com as operadoras de planos de saúde e que as denúncias de possíveis infrações éticas sejam levadas aos Conselhos de Medicina.

Leia estas e outras matérias sobre o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2019 no site do Portal Médico.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DO I ENCM 2019

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DO ANO DE 2019

DATA: 03, 04 e 05 de Abril de 2019
LOCAL: Mar Hotel – Recife (PE)

02.04.2019 (TERÇA-FEIRA)
10h às 16h Reunião da Diretoria do CFM com os Presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina na sede do CREMEPE

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

03.04.2019 - (QUARTA-FEIRA)

08h30 Credenciamento
09h00 Solenidade de Abertura
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima - Presidente do CFM
Mário Fernando da Silva Lins - Presidente do CREMEPE

9h às 10h CONFERÊNCIA: A relação médico-paciente na perspectiva personalista
Apresentação: Carlos Vital Tavares Côrrea Lima – Presidente do CFM

Conferencista: Aníbal Gil Lopes - Professor da Universidade Brasil

10h às 11h MESA - Relação médico-paciente: novos tempos
Coordenador: Sidnei Ferreira – 2º Secretário do CFM

Secretário: Adriana Scavuzzi – Conselheira Federal

Expositores: Henrique Batista e Silva – Secretário-Geral do CFM
Leonardo Sérvio Luz – Conselheiro Federal

11h às 12h Debates

12h às 14h Intervalo para almoço

14h às 15h CONFERÊNCIA: Propaganda enganosa
Apresentação: Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do CFM

Conferencista: Diaulas Costa Ribeiro – Desembargador do TJDFT

15h às 16h MESA: Resolução CFM 1974/2011: Aspectos éticos e legais

Coordenador: Cláudio Balduíno Souto Franzen – Conselheiro Federal

Secretária: Rosylane Nascimento das Merces Rocha – Conselheira Federal

Expositores: Emmanuel Fortes da Silveira Cavalcanti – 3º Vice-Presidente do CFM
Turíbio Pires de Campos – Assessor Jurídico do CFM

16h às 17h Debates

17h às 17h30 MESA: Apresentação das Contas do CFM – 2018
Coordenador: José Hiran da Silva Gallo – Tesoureiro do CFM
Secretário: Dalvélio de Paiva Madruga – 2º Tesoureiro do CFM

04.04.2019 - (QUINTA-FEIRA)

9h às 10h CONFERÊNCIA: Exame de egressos
Apresentação: Lisete Rosa e Silva Benzoni – Conselheira Federal

Conferencista: Rosana Leite de Melo - Diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde - SESU/MEC

10h às 11h MESA: Exame de proficiência: único ou cíclico
Coordenador: Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen – 1º Secretário do CFM

Secretário: Antonio Celso Koehler Ayub – Conselheiro Federal

Expositores: Lúcio Flávio Gonzaga Silva – Vice Corregedor do CFM
Rosana Alves – membro da Comissão de Ensino Médico do CFM

11h às 12h Debates

12h às 14h Intervalo para almoço

14h às 15h CONFERÊNCIA: Autonomia profissional do médico
Apresentação: Jorge Carlos Machado Curi – Conselheiro Federal

Conferencista: José Eduardo de Siqueira - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

15h às 16h MESA: Autonomia profissional do médico no SUS e na Saúde Suplementar
Coordenador: Celso Murad – Conselheiro Federal

Secretário: Hideraldo Luís Souza Cabeça – Conselheiro Federal

Expositores: Salomão Rodrigues Filho – Conselheiro Federal
Donizetti Dimer Giamberardino Filho – Conselheiro Federal

16h às 17h Debates

17h às 18h TEMA: Apresentação de Relatório da CAP – Comissão de Assuntos Políticos do CFM

Expositores: Dalvélio de Paiva Madruga – 2º Tesoureiro do CFM
Alceu José Peixoto Pimentel – Conselheiro Federal
Napoleão Salles – Assessor Parlamentar do CFM

05.04.2019 - (SEXTA-FEIRA)

9h às 10h CONFERÊNCIA: Telemedicina
Apresentação: Dr. Nemésio Tomasella de Oliveira – Conselheiro Federal
Conferencista: Dr. Chao Lung Wen - Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do CFM

10h às 11h MESA: Presente e Futuro da Telemedicina
Coordenador: Jecé Freitas Brandão – 2º Vice-presidente do CFM

Secretário: Henrique Batista e Silva – Secretário-Geral do CFM

Expositores: Aldemir Humberto Soares – Conselheiro Federal
Luiz Ary Messina - Coordenação Nacional da Rede Universitária de Telemedicina - RUTE

11h às 12h Debates

12h às 14h Intervalo para almoço

14h às 15h CONFERÊNCIA: Internato clandestino
Apresentação: Ademar Carlos Augusto - Conselheiro Federal

Conferencista: Leuda Maria da Silva Davalos – Presidente do CRM-AC

15h às 16h MESA: Aspectos éticos e morais do internato clandestino
Coordenador: José Fernando Maia Vinagre – Corregedor do CFM

Secretária: Léa Rosana V.A. Araújo – Conselheira Federal

Expositores: José Alejandro Bullón – Coordenador Jurídico do CFM
José Odair Ferrari – Membro da Comissão de Ensino Médico do CFM

16h às 17h Debates e encerramento

Confira abaixo informações de tarifas acordo para hospedagem no hotel do evento e em outros hotéis próximos ao local.

Mar Hotel Conventions Hotel

Rua Barão de Souza Leão, 451, Boa Viagem

Acomodação

R$

Apartamento single superior

R$ 255,00 + 5% ISS

Apartamento duplo superior

R$ 285,00 + 5% ISS

Apartamento triplo superior

R$ 385,00 + 5% ISS

Contatos: Juliana Bezerra – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Tel: (81) 3302-4416

Bugan Hotel

Av. Eng. Domingos Ferreira, 4661, Boa Viagem

Acomodação

R$

Apartamento single superior

R$ 260,00 + 5% ISS

Apartamento duplo superior

R$ 310,00 + 5% ISS

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (81) 3256-7700

Luzeiro Recife

Rua Barao de Santo Angelo 100 - Pina

Acomodação

R$

Apartamento single superior

R$ 228,00 + Taxas

Apartamento single luxo

R$ 264,00 + Taxas

Apartamento single estúdio

R$ 363,00 + Taxas

Apartamento duplo superior
R$ 268,00 + Taxas

Apartamento duplo luxo

R$ 304,00 + Taxas

Apartamento duplo estúdio

R$ 403,00 + Taxas
Apartamento triplo superior
R$ 308,00 + Taxas
Apartamento triplo luxo R$ 344,00 + Taxas
Apartamento triplo estúdio R$ 443,00 + Taxas

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (81) 3139-8800

Ramada Hotel & Suítes

Av. Visconde de Jequitinhonha, 1228, Boa Viagem (ao lado do Mar Hotel)

Acomodação

R$

Apartamento single luxo

R$ 235,00 + 5% ISS

Apartamento duplo luxo

R$ 285,00 + 5% ISS

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (81) 3127-5720 - (81) 98287-2645