buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

 

 

 

 
CFM promove Fórum sobre Tabagismo, com presença confirmada de renomado ativista internacional

 

O professor Stanton Glantz, um dos principais pesquisadores e ativistas do movimento mundial pelo controle do tabaco, é um dos conferencistas confirmados nos Fórum sobre Tabagismo do Conselho Federal de Medicina (CFM), que aconteceu na  terça-feira (3 de setembro), em Brasília (DF). Além do norte-americano, que abordará os mitos e verdades sobre os chamados cigarros eletrônicos, durante o evento ainda serão discutidos temas como a prevalência do tabagismo entre jovens O cardiologista foi um dos responsáveis pela divulgação de que a indústria do tabaco sabia dos malefícios da nicotina (Foto: Twittere adultos, o impacto do aumento de impostos e preços do produto, as políticas de controle do tabaco no Brasil, entre outros.
 
Atualmente, Glantz é diretor do Centro de Pesquisa e Educação sobre Controle do Tabaco da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, em San Francisco, Estados Unidos. Ao longo de mais de quatro décadas dedicadas a pesquisas com foco nos efeitos da droga sobre a saúde, o especialista também liderou estudos sobre os efeitos do fumo passivo no coração, as políticas antifumo e os bastidores da indústria tabagista. Ele é um dos fundadores do movimento Americans for Nonsmokers' Rights, organização que busca proteger os não-fumantes da exposição ao fumo passivo e prevenir a dependência do tabaco entre os jovens.
 
Autor de diversas publicações sobre o tema, Stanton Glantz foi também um dos responsáveis por divulgar, em 1994, documentos vazados da Brown & Williamson, a terceira maior fabricante americana de cigarros na época. O material forneceu a primeira prova definitiva de que a indústria do tabaco sabia que a nicotina era viciante e causava câncer. Os documentos tornaram-se um marco para o controle da substância no mundo, para as pesquisas médicas sobre o tema e também para as políticas públicas de saúde.
 
Programação – Apesar da redução no número de fumantes no Brasil, parcela significativa da população ainda sofre com os males causados pelo tabagismo. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam, por exemplo, que em 2018 foram registrados em todo o mundo mais de dois milhões de casos novos e mais de 1,7 milhão de óbitos por câncer de pulmão.

 Por este motivo, a Comissão para Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas do CFM tem buscado alertar a população sobre as causas, as consequências e as formas de prevenção ao consumo do álcool, tabaco e outras drogas. O Fórum sobre Tabagismo é o terceiro evento de grande porte organizado em 2019 pela Comissão do CFM, que nos meses de março e julho promoveu debates em torno da maconha e do alcoolismo, respectivamente.
 
Desta vez, o encontro tem como principal objetivo debater temas relacionados ao tabaco e, além da participação de Stanton Glantz, contará com apresentações de médicos especialistas e também de autoridades sanitárias. Entre os participantes confirmados estão representantes do INCA; da Advocacia-Geral da União (CGU); da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); da Associação Médica Brasileira (AMB); da ACT Promoção da Saúde; entre outras organizações.
 

 

A Comissão para Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas do Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza, no dia 3 de setembro, em Brasília (DF), o Fórum sobre Tabagismo. O evento tem como objetivo discutir os desafios no controle do tabaco no Brasil, entre eles a prevalência do tabagismo entre os jovens, o impacto do aumento de impostos e preços do produto, além dos mitos e verdades sobre os chamados cigarros eletrônicos.

 

FÓRUM SOBRE TABAGISMO

Local: Auditório do CFM
Data: 3 de Setembro de 2019

 

Dia 3 de setembro de 2019 - Terça-feira

08:30h às 09:00h - Credenciamento

  09:00h às 09:20h - Solenidade de abertura
Mauro Luiz de Britto Ribeiro - vice-presidente do Conselho Federal de Medicina  (CFM) e coordenador da Comissão para Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas do CFM
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima - presidente do CFM
Senador José Serra - autor do PLS nº 769/2015 (A confirmar)
 Tânia Cavalcante - secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco
Socorro Gros Galiano - representante da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde no Brasil

09:20h às 12:30h 1ª Mesa redonda: Novos desafios no controle do tabaco no Brasil
Moderador: João Paulo Becker Lotufo - membro da Comissão para Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas

Palestrantes:
09:20h às 09:40h - Novos desafios no controle do tabaco no Brasil (confira aqui a apresentação em PDF)
Tânia Cavalcante - secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco

09:40h às 10:00h - Qual é a tendência no consumo do tabaco no Brasil? Como está a prevalência do tabagismo em jovens e adultos? (confira aqui a apresentação em PDF)
André Szklo - pesquisador da divisão de epidemiologia do Instituto Nacional de Câncer

10:00h às 10:20h - Porque responsabilizar a indústria do tabaco? (confira a apresentação em PDF)
Vinícius de Azevedo Fonseca - membro do Conselho Superior da Advocacia Geral da União

10:20h às 10:40h Qual é o impacto do aumento de impostos e preços do tabaco? Como anda o protocolo de combate ao mercado ilícito? (confira aqui a apresentação em PDF)
Aleksander Blair Moraes e Souza - chefe da Divisão de Controles Especiais da Coordenação Geral de Fiscalização

10h40h às 11:00h - Quais as perspectivas de aprovação do PLS nº 769/2015
Senador José Serra - Autor do PLS nº 769/2015 (A confirmar)

11:00h às 12:00h Debates

12:00h às 14:00h Intervalo


14:00h às 17:00h - 2ª Mesa-redonda: Evidências científicas do Uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF)
Moderador: Alberto José de Araújo - membro da Comissão para Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas do CFM

Palestrantes:  
14:00h às 14:40h - Mitos & verdades sobre os riscos dos dispositivos eletrônicos para fumar? (confira aqui a apresentação em PDF)
Stanton Glantz - professor da Universidade de San Francisco, Califórnia

14:40h às 15:00h - Como está o processo de regulação dos cigarros eletrônicos no Brasil?
André Luiz Oliveira da Silva - especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos Derivados ou Não do Tabaco da Anvisa

15:00h às 15:20h - Quais são os riscos das novas formas de entrega de nicotiva - o caso do Jull (confira aqui a apresentação em PDF)
Stella Martins - representante da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira

15:20h às 15:40h - Como a Anvisa procede no caso de denúncias de venda e publicidade de DEF na internet? (confira aqui a apresentação em PDF)
Isabella Radd Pires da Silva - técnico administrativo da Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos Derivados ou Não do Tabaco da Anvisa

15:40h às 16h00 - Qual é o impacto presumível nas políticas de controle do tabaco se os DEF’s forem liberados no Brasil? ( confira aqui a apresentação em PDF)
Mônica Andreis - diretora executiva da ACT Promoção da Saúde

16:00h às 17:00h - Debates

17:00h - Encerramento